NOTA DE REPÚDIO: Enfermeira é agredida por médico no Hospital Regional do Gama

Publicada em 17 de dezembro de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem por meio desta nota se manifestar sobre o lamentável fato ocorrido ontem (16) no Hospital Regional do Gama (HRG), e prestar apoio à enfermeira da unidade que foi agredida verbal e fisicamente no exercício de suas funções por um médico do mesmo turno de trabalho.

Segundo testemunhas, além de questionar o profissionalismo da enfermeira chamando-a de “irresponsável” e “imbecil”, o médico a agrediu fisicamente em um ato covarde e desprezível motivado por razões fúteis e injustificáveis.

É importante ressaltar que nos últimos meses, os casos de profissionais de enfermagem agredidos durante a jornada de trabalho – muitas vezes pelos próprios usuários do sistema de saúde – tornaram-se uma realidade absurda e cada vez mais frequente.

Precisamos dar um basta a esses acontecimentos!

O fato em questão torna-se ainda mais revoltante por ter sido feito por outro servidor da mesma unidade. E, principalmente, por ser um homem contra uma mulher numa clara demonstração de machismo – afirmando inclusive que “é assim que se trata uma mulher que fala demais”, de acordo com testemunhas. Dificilmente o médico teria a mesma hostilidade com um profissional do sexo masculino.

Mais uma vez, faz-se necessário levantar o debate sobre a segurança dos profissionais dentro das unidades de saúde públicas do DF, com atenção especial para as servidoras mulheres – além da adoção de medidas mais contundentes no que diz respeito à punição de agressores dentro dos quadros da SES.

Quanto ao fato ocorrido, o SindEnfermeiro ressalta que estará prestando toda a assistência necessária a enfermeira, inclusive em âmbito jurídico, e vai denunciar o agressor às instâncias administrativas como a Secretaria de Saúde, Conselho de Saúde do DF e até mesmo o Conselho Regional de Medicina do DF.

Afinal de contas, se o agressor mexeu com uma, mexeu com todas.

Não vamos tolerar violência contra a enfermagem!