Em ato na Câmara, SindEnfermeiro e entidades do Fórum Nacional da Enfermagem pedem aprovação do PL 2564

Publicada em 15 de dezembro de 2021

Foto: Pedro Vinícius/ASCOM SindEnfermeiro

Na manhã de hoje (15), o SindEnfermeiro-DF e representantes das entidades que fazem parte do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) realizaram ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados para pedir a aprovação do Piso Salarial da enfermagem – além de protestar contra a demora na tramitação do projeto, que vem sofrendo pressões dos grandes empresários da saúde para que não seja aprovada.

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, e a diretora Ursula Nepomoceno representaram o sindicato na mobilização, que teve início às 10 horas e se estendeu pela manhã.

Com cartazes, faixas e buzinas, os participantes do ato buscaram chamar atenção dos parlamentares na chegada aos gabinetes sobre a importância da aprovação do PL 2564 para a valorização da categoria.

Promessa vazia

O secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, lembrou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia se comprometido a levar o projeto diretamente ao plenário, mas cedeu às pressões dos grandes grupos de saúde e não pautou o projeto.

“Na ocasião da aprovação do PL no senado, o [Arthur] Lira se comprometeu a colocar a votação em plenário, mas o que a gente está vendo até agora é uma manobra atrás da outra por causa do lobby dos grandes empresários da saúde – que em meio a recordes de lucros ganhos nos últimos anos, afirmam que vão falir se pagarem um salário digno à enfermagem”, apontou.

Já a diretora Ursula Nepomoceno ressaltou que apesar da força das pressões externas para que o PL não seja aprovado, é fundamental que as entidades que representam a enfermagem em todo o Brasil se mantenham em estado contínuo de mobilização.

“Nesse contexto, é muito importante reunir e mobilizar os sindicatos e representações da enfermagem de todo o Brasil, pois precisamos continuar pressionando os parlamentares a atenderem nossa demanda”, completou.