Nota de Repúdio: Enfermeiras são agredidas em UBS da Estrutural

Publicada em 28 de setembro de 2021

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio desta nota, manifestar sua solidariedade às profissionais de enfermagem supostamente agredidas na última semana por uma usuária do sistema na Unidade Básica de Saúde da Estrutural. Enquanto entidade representativa da categoria, o SindEnfermeiro reitera sua posição em defesa das enfermeiras, enquanto manifesta total repúdio ao ato supostamente praticado pela usuária.

É importante ressaltar que a presença do Sistema Único de Saúde nas áreas de maior vulnerabilidade social cumpre papel fundamental na melhora da qualidade de vida daquela população, sendo assim indispensável a presença do Estado no cumprimento do seu dever previsto na Constituição.

No entanto, as unidades de saúde do Distrito Federal possuem, de forma geral, problemas no que diz respeito à segurança dos trabalhadores, questão que precisa de maior atenção – especialmente nas unidades localizadas em regiões com altos índices de criminalidade. E, de acordo com relatos dos servidores, as agressões físicas e verbais são uma constante nesta unidade.

Não nos cabe levantar as razões que motivaram o possível ato covarde, tampouco promover um linchamento virtual ou estigmatizar uma cidade de população honesta e trabalhadora. Sabemos também que não há pretexto que justifique qualquer forma de agressão contra pessoas que estão desempenhando seu trabalho, ainda mais se tratando de trabalhadoras à serviço da comunidade.

Mas é necessário que os servidores nesta unidade tenham o mínimo de segurança para exercer suas funções, visto que uma possível interrupção nas atividades por medo de trabalhar venha a afetar a população da Estrutural, que necessita dos serviços ofertados na UBS e por vezes não possuem condições de recorrer à rede privada.

Por fim, o SindEnfermeiro ressalta sua posição na defesa de melhores condições de trabalho para a enfermagem, e se coloca à inteira disposição das trabalhadoras para acolhimento e orientação através de seu departamento jurídico.