Na última quarta (23), o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro-DF), através de seu departamento jurídico, protocolou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-DF) sobre a falta de insumos básicos em várias unidades de saúde da rede pública do Distrito Federal.
De acordo com relatos feitos por servidores, materiais como gazes e ataduras, bem como insumos para limpeza em geral como papel toalha, papel higiênico e sacos de estão em falta em unidades de várias regiões do DF, por conta de problemas na distribuição por parte da empresa BRA Serviços – que alega dificuldade na obtenção de alguns itens por ausência de disponibilidade no mercado.
O problema também atinge os estoques da Secretaria de Saúde (SES-DF), sendo que há relatos de suprimentos cujo abastecimento é de responsabilidade da pasta, como álcool líquido, que está em falta em algumas unidades.
A falta de insumos chegou a colocar em risco a execução de atividades essenciais como coleta de exames e aplicação de vacinas em algumas unidades – inclusive contra o coronavírus, por conta da impossibilidade de realizar os protocolos de higiene adequados, sendo este um fator de risco para a saúde de trabalhadores e usuários.
A denúncia foi aceita pelo MPT, e no prazo de até 15 dias, tanto a BRA Serviços como a SES serão notificadas para prestar maiores esclarecimentos sobre os motivos da falta dos insumos.