SindEnfermeiro vai ao HRG para apurar situação dos enfermeiros da instituição

Publicada em 25 de agosto de 2021

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Dayse Amarílio, esteve na manhã dessa quarta-feira (25) no Hospital Regional do Gama (HRG) para averiguar denúncias e as condições de trabalho dos enfermeiros da instituição. Dayse Amarílio foi recebida pela gerente de enfermagem, pelo superintendente em saúde e pelo diretor do hospital (que assumiu o cargo há dois dias), a visita também contou com a participação de uma fiscal do COREN-DF.

Há meses o hospital sofre com falta de recursos humanos, especialmente médicos clínicos. Os pacientes ficam sem prescrição por mais de 24 horas, por falta de avaliação médica. O maior problema da instituição tem sido no acolhimento do pronto socorro da clínica médica pois de acordo com os profissionais, pacientes classificados como laranja não são atendidos. “O diretor do HRG informou que a Secretaria de Saúde é ciente da situação enfrentada pela instituição”, destaca Dayse Amarílio.

Sem retaguarda

A demanda por atendimento no hospital é altíssima, uma vez que a instituição recebe pacientes de outros estados (principalmente Goiás e Minas Gerais). De acordo com a presidente, o HRG também não possui retaguarda para essa situação. “Eles não têm retaguarda porquê eles não possuem UPA, não podem encaminhar paras as UBS e o Hospital Regional de Santa Maria está em bandeira vermelha também”, aponta Dayse.

“Nós solicitaremos escalas e dialogaremos com a Secretaria de Saúde para vermos como a Pasta pode resolver esse problema, seja ampliando a carga horária dos profissionais que precisam ou redirecionando os pacientes. Os enfermeiros e os outros profissionais não podem ficar sobrecarregados e a população está desassistida”, finalizou Dayse.