Em assembleia, enfermeiros da rede privada aprovam proposta da SBH para convenção coletiva

Publicada em 20 de julho de 2021

Na noite de última segunda (12), o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) realizou assembleia virtual com os enfermeiros da rede privada para tratar da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Mediada pelo secretário-geral do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, a reunião contou com a presença de diretores do sindicato e enfermeiros da rede privada.

Na conversa com os trabalhadores, Jorge Henrique relatou a dificuldade de negociação com o sindicato patronal, que na primeira tentativa, apresentou a proposta de não conceder reajustes aos trabalhadores, o que na época foi rejeitado pelos enfermeiros em assembleia. Ao todo, foram três tentativas de acordos que contemplassem os profissionais que ganhavam o piso e acima do valor.

3ª contraproposta

Após a audiência entre SindEnfermeiro, Sindicato Brasiliense de Hospitais Casas de Saúde e Clínicas (SBH) e Ministério Público do Trabalho que aconteceu na quinta-feira (15), o sindicato patronal encaminhou a proposta de 3% de aumento para os enfermeiros (tanto os que recebem o piso, quanto quem recebe acima do valor), 5,4% de reajuste no valor do vale refeição e a manutenção das clausulas a antiga CCT.

Para Jorge Henrique, a aprovação da convenção coletiva garante aos enfermeiros direitos estabelecidos pela legislação e reconhece a importância da valorização do profissional através de reajuste salarial. “É importante salientar que ainda estamos muito aquém de um salário digno e justo para a categoria que se dedica a salvar vidas, principalmente nesse período de pandemia”, destaca.

“É a Enfermagem que está 24 horas nas UTI’s, prontos socorros, unidades básicas e na campanha de vacinação prestando assistência à população. Por isso, é tão importante que continuemos lutando pela aprovação do PL 2564/ 20, que estabelece o piso salarial da categoria, pois só dessa forma será feito justiça com a Enfermagem”, finaliza o secretário-geral.

A oferta do SBH foi colocada em votação durante a assembleia e foi aprovada por unanimidade pelos participantes. A nova Convenção Coletiva de Trabalho terá validade até 31 de agosto de 2021, quando começarão as tratativas da CCT 2021-2022. Os valores retroativos serão pagos a partir de junho.