A Ação Conjunta Covid-19, iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN-DF, Conselho de Saúde, OAB-DF e outras entidades representativas da saúde, foi selecionada uma das iniciativas selecionadas pela 4ª Edição do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19.
A Ação Conjunta fiscalizou hospitais públicos de referência no atendimento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, além de fornecer relatórios técnicos propositivos aos gestores da Secretaria de Saúde do Distrito e analisar de forma crítica da situação sanitária para divulgação aos demais órgãos de controle e à sociedade.
Busca por inovações
O Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia.
A iniciativa também consolidará em um acervo todas as experiências selecionadas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio entre os participantes da iniciativa. A metodologia do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) foi desenvolvida pela OPAS/OMS Brasil, em 2008, para agregar uma nova ferramenta nas atividades de cooperação técnica a partir da compreensão de que diversas inovações são produzidas no SUS. A parceria com o Conselho Nacional de Saúde ocorre desde 2011.
Mudanças na saúde
A presidente do Conselho explicou como a chegada da pandemia mudou o rumo da saúde no DF. “O conjunto de normas e decretos impossibilitou nossos encontros e reuniões presenciais. O primeiro caso confirmado de Covid-19 no DF foi transferido da rede privada para o SUS, que acolheu imediatamente, esvaziou a UTI inteira do HRAN para começar a lidar no enfrentamento à Covid-19. Naquele momento, o Conselho percebeu que teria mudança de uma maneira bem incipiente, e o HRAN seria uma referência no enfrentamento ao vírus e o hospital precisava se readaptar”, conta Jeovânia Rodrigues.
A importância da parceria SindEnfermeiro + Ação Conjunta
De acordo com a diretor da SindEnfermeiro-DF, Ursula Nepomoceno, a união do sindicato e das entidades representativas que compõe a Ação Conjunta facilita a resolução dos problemas que são encontrados durante as visitas. “A visão de várias instituições fortalece não apenas a cobrança de melhorias, mas na resolução dos problemas de maneira prática e efetiva”, destaca a diretora.
“O papel do sindicato dentro da Ação Conjunta vai ao encontro das nossas lutas: garantia de melhores condições de trabalho, manutenção do dimensionamento de pessoal, garantir uma infraestrutura física adequada e uma assistência de enfermagem de qualidade, seguindo todas as normativas legais para que assim possamos minimizar os efeitos da pandemia”, finaliza Ursula.
*Com informações do Portal da Inovação na Gestão do SUS