Vitória contra IGESDF: SUGEP cancela devolução de servidores cedidos ao instituto

Publicada em 5 de março de 2021

Foto: reprodução da internet/Google imagens

Na noite da última quinta-feira (05), a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) divulgou uma circular em que revoga o cadastro de devolução dos servidores da Secretaria de Saúde (SESDF) cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

De acordo com o documento, a devolução foi suspensa porquê o IGESDF não divulgou informou o quantitativo, especialidades e nomes dos servidores que pretendia retornar à SES. Diante disso, os cadastros preenchidos na plataforma para a indicação de preferência de lotação não serão utilizados. A Pasta reitera na circular que continuará tramitando apenas os processos iniciados pelos servidores, que por iniciava própria queiram retornar para a Secretaria de Saúde.

Para a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a circular trouxe exatamente os critérios apontados na notificação judicial feita pelo sindicato ao IGESDF. “Nós queríamos que fossem apresentados parâmetros para essas devoluções. Como por exemplo  qual a motivação para a devolução dos servidores? Quando serão iniciadas remoções? Quais serão os critérios para a lotação dos servidores nas unidades da SES? Como será feito o processo seletivo pra preencher as vagas que serão desocupadas pelos cedidos?”, pontuou Dayse.

De acordo com Dayse, o IGES precisa prestar contas do orçamento destinado ao instituto. “Muita coisa precisa ser explicada. Como é gasto o orçamento? Por que o instituto está com o nono aditivo nas contas? Onde está a prestação de contas? É preciso que seja divulgado quantos contratos estão atrasados? Qual o repasse total da Secretaria para o IGES? São muitas perguntas que precisam ser respondidas antes que atitudes como essa – de devolver o servidores”, finalizou Dayse.