Enfermeiros do ICDF fazem mobilização em defesa do instituto e para reivindicar valores atrasados

Publicada em 20 de outubro de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) esteve, na tarde de hoje (20), em frente ao Hospital das Forças Armadas (HFA) – onde fica localizado o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) – para participar da mobilização das enfermeiras e enfermeiras do instituto que reivindicam o pagamento de valores atrasados há dois meses.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, o secretário-geral Jorge Henrique, o diretor –executivo Tarcísio Faria e o diretor Adriano Limírio estiveram presentes na mobillização – que também contou com a participação de membros do Sindicato dos Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (SINDATE-DF) e do Conselho de Saúde do DF.

Os profissionais estão há dois meses sem receber o vale-alimentação e o vale-transporte, e apesar da sinalização positiva para a regularização de todos os débitos até a última segunda-feira (19), apenas o salário de outubro que estava atrasado foi pago aos trabalhadores.

Além disso, foram ouvidas diversas denúncias de que o instituto está sofrendo com o sucateamento e a falta de repasses, levando a situações extremas como a impossibilidade de acolher pacientes que necessitam de atendimento urgente.

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, destaca a importância da mobilização, ressaltando que o movimento não está reivindicando apenas a questão salarial, mas também o resgate do instituto como um centro de referência para a cardiologia no Distrito Federal.

“A nossa luta não é só pelo direito dos trabalhadores de receber o seu vale-transporte, alimentação ou férias. A gente sabe que os trabalhadores dependem desse dinheiro para vir trabalhar. Mas a nossa luta é ainda maior, nós precisamos de mais transparência dentro do instituto para que ele possa cumprir o seu papel frente a toda população”, afirmou.

Ao fim da mobilização, a enfermeira Maria Ducarmo Barros faz um apelo em prol do ICDF: “Nós não podemos deixar o ICDF acabar. Essa é uma luta que abrange todos os profissionais. A gente pede para que o governador Ibaneis (Rocha, MDB), a Secretaria de Saúde e a direção do hospital nos dêem uma resposta, não só para nós, como também para os pacientes”, finaliza.

Trabalhadores permanecem em estado de greve

O estado de greve aprovado na assembleia de ontem (19) segue valendo. Apesar de o ICDF quitar o salário dos trabalhadores referente ao mês de outubro, a mobilização só será desfeita caso o instituto pague os dois meses de vale-alimentação e transporte atrasados.

A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, afirmou que as pautas levantadas pelos enfermeiros serão levadas para discussão junto à mesa diretora do órgão, “para garantir que nenhum paciente que precise de uma cirurgia complexa ou de transplante, por exemplo, não morra esperando”.

O SindEnfermeiro está acompanhando de perto os desdobramentos do caso desde que surgiram as primeiras denúncias, no início de outubro. A situação já foi comunicada junto ao Ministério Público do DF e à Justiça do Trabalho, e o sindicato não vai descansar até que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos e os débitos quitados.