ICDF: Enfermeiros decidem pela manutenção do estado de greve

Publicada em 19 de outubro de 2020

Enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros trabalhadores do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) se reuniram na manhã desta segunda-feira (19), para tratar da situação enfrentada por eles. Além disso, também aconteceu a assembleia dos enfermeiros e dos técnicos em enfermagem e durante o encontro, as duas categorias decidiram pela manutenção do estado de greve. Com salários e vale-transporte atrasados, e sem receber vale-alimentação há quase três meses, os trabalhadores procuram uma solução para o impasse.

De acordo com o secretário-geral do SinEnfermeiro-DF, Jorge Henrique, foi informado que o GDF sinalizou o processo para o pagamento dos profissionais. “Tivemos informações de que o Governo debitou 8 milhões na conta do BRB para ser transferido ao ICDF. A direção da instituição sinalizou que haverá o pagamento dos salários atrasados desses profissionais”, apontou Jorge.

Diante dessa situação, os profissionais decidiram na assembleia, por manterem o estado de greve até o pagamento – que deve ser efetuação na quarta-feira -, se não houver uma solução para o impasse, a partir de quinta-feira (22), os trabalhadores entrarão de greve.

A importância para a categoria

Para a presidente do SinEnfermeiro, Dayse Amarílio, a movimentação dos enfermeiros e das outras categoria atingidas pelos atrasos representa uma situação muito maior. “É muito além do salário, que já é algo muito preocupante. As pessoas estão sem condições para vir trabalhar. Vamos continuar com a mobilização, existe uma sinalização de pagamento”, pontuou Dayse.

“Queremos que a cooperação política, não só dos parlamentares, mas também dos órgãos de controle, como Ministério Público e Conselho de Saúde, para que saibamos a verdade do que está acontecendo com o ICDF, pois ele representa um atendimento tão importante para a população!”, finalizou a presidente.

A mobilização continua

Nesta terça-feira (20), os enfermeiros da ICDF, técnicos em enfermagem e demais categorias  farão uma mobilização a partir das 14 horas em frente ao Hospital das Forças Armadas (HFA) – onde o ICDF está localizado. A intenção é mostrar que a categoria está unida e não ficará inerte frente a essa situação.