Enfermeir@s Incríveis: estudantes de enfermagem da UnB contam as histórias de quem está na linha de frente contra a Covid-19

Publicada em 10 de setembro de 2020

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Já se passaram mais de seis meses desde o início da pandemia do coronavírus. Nesse meio tempo, o mundo inteiro precisou se reajustar à nova realidade imposta – e isso exigiu inúmeros sacrifícios de todos, como o isolamento social, a distância de parentes e amigos, a fundamental (porém desconfortável) presença das máscaras faciais e os onipresentes potes de álcool em gel.

Mas, você já parou para pensar como tem sido a rotina dos enfermeiros que estão na linha de frente dos hospitais e unidades de saúde Brasil afora?

Se não, basta imaginar que, no exato momento em que você lê esse texto, milhares de profissionais estão enfrentando inúmeros obstáculos para salvar vidas, enfrentando uma rotina de trabalho onde os fatores físicos e emocionais são levados ao limite – afinal, se a população não estava preparada para a pandemia, imagine quantas gerações de profissionais nunca haviam lidado com algo desse porte.

O projeto Enfermeir@s Incríveis na linha de frente da pandemia de Covid-19, desenvolvido por estudantes de enfermagem de diferentes semestres da Universidade de Brasília (UnB), busca contar justamente as histórias e desafios enfrentados por esses trabalhadores – que enfrentam a saudade da família e amigos e adaptaram toda a sua vida para salvar outras vidas, além de dar apoio aos estudantes que estão iniciando no mundo da Enfermagem.

A responsável por coordenar os estudantes nessa jornada é a professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB, Mariana Franzoi, e conta com mais de 30 relatos de profissionais, que atuam nas áreas de atenção básica, vigilância de saúde, emergência e trauma, gestão de políticas públicas, home care, sistema prisional, fiscalização do exercício profissional, cardiologia, saúde mental, oncologia, obstetrícia, assim como as enfermeiras e enfermeiros das UTIs.

Os relatos estão distribuídos em várias plataformas: YouTube, Spotify – em formato de podcast com 12 diálogos gravados, no blog da Mentoria Estudantil em Enfermagem – projeto que originou o “Enfermeir@s Incríveis”, além do webinar “Vida de Enfermeir@s Incríveis”, que conta a trajetória desses trabalhadores.

A coordenadora do projeto conta que o objetivo principal é a valorização do trabalho dos enfermeiros, sobretudo nesse contexto de pandemia. “Queremos desconstruir essa imagem do herói. Muitos enfermeiros estão vulneráveis, muitos profissionais foram infectados e faleceram. Queremos mostrar o lado humano, que eles têm desafios e medos e que eles devem ser valorizados pelo que fazem”, explica.

Relatos expõem dificuldades e superações

Para participar do projeto, as enfermeiras e enfermeiros interessados podem contribuir enviando seus relatos e-mail para mentoriaenfunb@gmail.com. Todo material produzido está disponível no site do projeto, Spotify e canal no YouTube.

Confira abaixo alguns relatos disponíveis nas plataformas do projeto Enfermeir@s Incríveis na linha de frente da pandemia do Covid-19:

MARCOS WESLEY DE SOUSA FEITOSA, PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL (COREN-DF)

ESTÉFANE CÂMARA, RESIDENTE DE ENFERMAGEM DA FIOCRUZ NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Nº 02, DO RIACHO FUNDO I (DF).

ROSALINA ARATANI SUDO, ENFERMEIRA APOSENTADA, EX-PRESIDENTE DA ABEN-DF E EX-DIRETORA DO SINDENFERMEIRO-DF ENTRE 1992 E 1994

Com informações da Secom/UnB