Durante os últimos meses, cientistas e pesquisadores de vários países – incluindo o Brasil, trabalharam incessantemente em busca de uma vacina contra o coronavírus. E uma delas, produzida pela farmacêutica Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, será usada em testes com enfermeiros do Distrito Federal – que já podem se inscrever para participar voluntariamente dos ensaios clínicos.
Os testes serão coordenados pela Universidade de Brasília (UnB), e aplicados no Hospital Universitário de Brasília (HUB), que está em busca de profissionais de enfermagem que cumpram os seguintes requisitos:
– Ter mais de 18 anos
– Estar na linha de frente do atendimento a pessoas com coronavírus
– Não ter sido diagnosticado ou testado positivo
– Ter registro no conselho profissional regional (COREN-DF)
– Gestantes não podem participar dos testes
– Não participar de outro ensaio clínico
– Não apresentar doenças crônicas
Para participar, os interessados devem se inscrever através do site https://app.profiscov.com/ e preencher todos os dados solicitados no formulário. Após realizar o pré-cadastro, a equipe responsável vai entrar em contato para a confirmação dos dados e posterior agendamento.
Por fim, aqueles que foram aprovados devem assinar um termo de consentimento, e comparecer periodicamente ao HUB para acompanhamento clínico durante 12 meses.
Aplicação
O método de testes que será aplicado no HUB funcionará da seguinte forma: o voluntário que foi aprovado receberá duas doses da vacina, num intervalo de 14 dias – sendo que metade dos participantes vai receber um placebo sem efeito farmacológico, com o objetivo de fazer um paralelo entre as reações nos dois grupos.
Com informações do Coren-DF