Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

Ação Conjunta Covid-19 visita UBS Lúcio Costa para averiguar condições de trabalho

Publicada em 29 de junho de 2020

Na manhã da última sexta (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Lúcio Costa, no Guará, recebeu a visita da Ação Conjunta Covid-19 – iniciativa que reúne SindEnfermeiro-DF, COREN, ABEn-DF, OAB-DF, Conselho de Saúde do DF e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.

O grupo esteve na unidade para acompanhar a rotina dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual, o fluxo de atendimento e a retaguarda dos serviços, assim como a segurança dos profissionais e a coleta dos exames feitos pelos pacientes com suspeita de Covid-19.

A ida da Ação Conjunta foi motivada por denúncias recebidas a respeito do índice alarmante de servidores contaminados pelo coronavírus – problema esse que foi confirmado durante a visita. Atualmente, 90% dos enfermeiros da unidade estão afastados em decorrência do vírus, e apenas um enfermeiro está realizando atendimentos, sendo que o mesmo também está apresentando sintomas da Covid-19.

Apesar dos fluxos de atendimento terem sido adotados conforme as diretrizes, existem apenas duas equipes responsáveis por uma grande área de atendimento, que inclui além da UBS, as áreas prisionais.

Segundo a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a situação pode ter gerado uma contaminação cruzada entre os membros das equipes, visto que “a unidade possui apenas dois enfermeiros e dois médicos, o que dificulta a atuação de uma única equipe para realizar exclusivamente o atendimento dos pacientes contaminados”.

Outro fator apontado que pode ter levado à esse quadro é que a unidade faz parte da mesma área de atendimento do sistema prisional, considerando o baixo número de equipes e o desdobramento dos servidores para atender toda a região.

O SindEnfermeiro-DF entrou em contato com a Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DIRAPS) da região Centro-Sul, onde se localiza a unidade, solicitando o remanejamento de profissionais para repor as baixas da unidades. Além disso, será encaminhado para a Coordenação de Atenção Primária em Saúde (COAPS) um pedido para que seja revista a área de abrangência da unidade.