Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE O COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

Publicada em 25 de março de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal repudia o pronunciamento do Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, realizado na terça-feira, dia 24/03, em cadeia nacional de rádio e TV, sobre as ações de combate à transmissão do novo coronavírus no Brasil, pois desestimulam as medidas de controle que estão sendo adotadas com muito esforço pela população, pelas autoridades municipais e estaduais, e pelos profissionais do SUS.

Em mais uma manifestação, o Presidente da República debocha das consequências da pandemia e desconsidera todas as recomendações e diretrizes sobre a importância do isolamento social ao combate do novo coronavírus. O pronunciamento contraria até mesmo as recomendações do próprio Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da comunidade científica mundial que aconselham a população a evitar aglomerações e os deslocamentos para o trabalho em transportes públicos.

Todas as evidências contidas em artigos científicos e nas experiências vividas pelos países que enfrentaram a pandemia, apontam para o isolamento social como a principal ferramenta de combate à transmissão do novo coronavírus. Já são mais de 50 países e de 2,5 bilhões de pessoas no mundo cumprindo essa medida tão importante para a saúde da população mundial, e no Brasil não pode ser diferente.

As manifestações do Presidente colocam em risco a vida de milhares de pessoas no Brasil e deixa milhares de profissionais da saúde vulneráveis, pois a exposição da população ao vírus aumenta significativamente o número de pessoas doentes, o que pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. E para especialistas, uma das medidas necessárias de combate à pandemia é a proteção e a segurança dos profissionais de saúde, pois a assistência à saúde daqueles que estão doentes é realizada por estes profissionais.

Hoje, no Brasil, são mais de 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem, que enfrentam péssimas condições de trabalho e a falta de equipamentos básicos de proteção, como máscaras, luvas e aventais. Por isso, em respeito à vida da maioria da população e pensando na segurança dos milhares trabalhadores da saúde que superam o medo para salvar vidas, o SindEnfermeiro repudia, veementemente, as declarações do Presidente Jair Bolsonaro, e ressalta a importância de a população seguir as recomendações da comunidade científica mundial de isolamento social.