NOTA DE APOIO AOS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Publicada em 13 de fevereiro de 2020

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio frente aos lamentáveis episódios de violência contra técnicos e auxiliares ocorridos na última quarta-feira (12), em Recife, no estado de Pernambuco, bem como demonstrar sua solidariedade aos profissionais, em especial ao Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do estado (SATENPE) – cujo presidente, Francis Herbert, foi agredido e detido de forma arbitrária pela Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE).

Na ocasião, auxiliares e técnicos de enfermagem realizavam no oitavo dia de protestos para reivindicar melhores condições de trabalho e de salários, a reposição de dez anos sem ajustes com base na inflação, bem como o pagamento dos adicionais noturno e de insalubridade, quando foram surpreendidos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do estado – que agiu de forma desproporcional contra os trabalhadores, lançando bombas de gás lacrimogêneo e agredindo manifestantes.

Em tempos de ataques às liberdades individuais e coletivas, é importante ressaltar que o movimento de greve é um direito legítimo de todo trabalhador, assim como previsto no Art. 9 da Constituição Cidadã de 1988, bem como na Lei nº 7.783/89. Além disso, atitudes arbitrárias como esta apenas remetem aos 21 anos em que o Brasil viveu sob as sombras da Ditadura Militar – onde o movimento sindical e o direito à greve eram criminalizados.

Por fim, o SindEnfermeiro-DF reitera sua solidariedade a todos os profissionais da enfermagem em Pernambuco, que escolheram não se calar diante das injustiças com a categoria. A luta pela valorização do trabalhador, e por um serviço de saúde de qualidade para todos é o objetivo em comum que une cada um de nós, seja no Distrito Federal, em Pernambuco, ou em qualquer lugar do Brasil.

Confira o momento em que os trabalhadores são atacados pela polícia: