SindEnfermeiro recebe visita de General do Exército Peruano para troca de experiências

Militar esteve em visita ao sindicato para conhecer e compartilhar experiências; Acordo internacional de cooperação foi discutido entre as partes

Publicada em 16 de dezembro de 2019

Na manhã desta segunda (16), Dayse Amarílio, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), e o diretor Marcio da Mata, receberam o representante do Exército do Peru no Brasil, General de Brigada Hebert D’Avila, em visita à sede do sindicato. O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar a dinâmica de atuação do SindEnfermeiro, bem como sua relação nas negociações com os governos, e a participação na formulação de políticas públicas para a saúde.

A presidente do sindicato falou sobre o trabalho realizado para a categoria no sentido de empoderar o profissional de enfermagem, destacando pontos como o incentivo à participação dos enfermeiros nas questões que definem os rumos da categoria, e detalhes sobre as iniciativas desenvolvidas pelo sindicato, a exemplo da contribuição associativa revertida em benefícios para os filiados.

O General de Brigada, que comandará um hospital militar em Lima, capital do Peru, solicitou a visita após tomar conhecimento do trabalho realizado pelo SindEnfermeiro no resgate da luta sindical de base e do engajamento político da categoria, e se mostrou entusiasmado com a atuação da entidade.

Para Dayse, “é muito importante que um gestor tenha essa visão de uma escuta qualificada, pois a partir do momento em que ele procura um legítimo representante da categoria, passa a compreender melhor as dinâmicas dos profissionais e pode assim exercer uma gestão mais participativa”.

O encontro teve como resultado o início de tratativas para um futuro acordo de cooperação entre o sindicato e o governo peruano, a ser decidido no próximo seminário realizado pelo SindEnfermeiro, em março do ano que vem.

A ideia de firmar um acordo internacional tem como objetivo realizar a integração entre os países através do compartilhamento de experiências exitosas na saúde e o intercâmbio entre as iniciativas desenvolvidas no Peru e no Brasil, assim como a troca de conhecimentos sobre legislação e a atuação das entidades sindicais nos dois países.