Presidente do SindEnfermeiro ministra aula sobre controle epidemiológico do Sarampo e outras doenças exantemáticas no UniCEUB

Curso foi realizado a convite do COREN-DF; Participantes concorreram a brindes no final

Publicada em 24 de outubro de 2019

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Dayse Amarílio, ministrou curso de atualização para profissionais e alunos de enfermagem na manhã desta quarta (24), com o tema “Controle Epidemiológico do Sarampo e Outras Doenças Exantemáticas”, no auditório do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Durante a aula, que foi realizada a convite do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF), Dayse abordou os aspectos técnicos e teóricos sobre a patogênese, diagnóstico, sintomas e exames laboratoriais, bem como o controle epidemiológico da doença e o preenchimento das fichas de notificação compulsória.

Para a presidente, o curso de atualização ganha especial importância devido ao fato de ser uma temática atual, principalmente por conta das recentes epidemias de sarampo registradas no país.

“Neste ano, os casos de sarampo tiveram um aumento acentuado, especialmente em alguns estados, como São Paulo. Por conta disso, tanto o Ministério da Saúde como a Secretaria de Saúde vêm trabalhando no sentido de identificar e controlar os casos, já que a prevenção é realizada, dentre outras formas, através da vacina”, aponta.

Dayse ressalta, ainda, a importância da ação realizada pelo COREN-DF, e parabeniza o comprometimento da atual gestão em trabalhar para que os profissionais estejam cada vez mais atualizados, fator que reflete diretamente na qualidade da assistência prestada.

Ao final do curso, os presentes participaram do sorteio de brindes, além de receberem exemplares do Folha SindEnfermeiro – informativo semestral do sindicato que traz os principais acontecimentos e temas de relevância para a categoria.