Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

SindEnfermeiro participa da exposição de quadros-poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”

Obras trazem mescla entre artes visuais e poesia, e abordam dia a dia do enfermeiro de forma lúdica

Publicada em 23 de outubro de 2019

 

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou, na tarde da última segunda (21), da exposição de quadros-poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”, de autoria da enfermeira e poetisa Onã Silva. O evento, que contou com a presença do diretor do sindicato Adriano Limírio, foi realizado no Espaço Desembargadora Lila Duarte, localizado no Memorial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A mostra tem como objetivo homenagear a enfermagem através da poesia, mesclando o caráter poético com as artes visuais, através de uma abordagem lúdica e simples. Os 20 quadros que fazem parte da exposição trazem cenas da atuação do enfermeiro e temáticas corriqueiras da profissão com poemas, fotos e ilustrações que também apontam para a importância dos cuidados com a saúde e bem-estar.

Para o diretor Adriano Limírio, “suas obras e exposições são o exemplo da competência técnica e política na arte do cuidar. Não haverá porta, janela, fresta ou fechadura que se cerre mediante a grandeza do expressar das letras e o bailar das cores sob a batuta da enfermeira Onã Silva”, exalta.

Onã Silva publica seus trabalhos desde 1984, e além de enfermeira, é graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Também é Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Brasília e tem Pós-Doutorado em História na Unirio, e atua na área da educação, saúde e cultura, sendo facilitadora em oficinas e palestras nas áreas de criatividade, dinâmicas, atividades lúdicas e outros temas.