SindEnfermeiro e DIENF se reúnem para debater gestão da enfermagem

Publicada em 15 de outubro de 2019

Na tarde desta segunda-feira (14), a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio à convite da Diretoria de Enfermagem (DIENF) da Secretaria de Saúde (SES-DF) se reuniu com o atual diretor da pasta Saulo Jacinto, para tratar de diversos assuntos da enfermagem do DF. Durante o encontro, Dayse reiterou a necessidade da Central de Material e Esterilização (CME) voltar a ser coordenada pela gerência de enfermagem, tendo em vista que a área operacional e técnica são desenvolvidas majoritariamente por profissionais da enfermagem.

“Os enfermeiros e técnicos em enfermagem da CME estão sofrendo muito, uma vez que não existe uma supervisão técnica direta. Muito servidores estão com restrições, muitos plantões sem enfermeiro”, ressaltou Dayse.

Outro ponto abordado na reunião foi a valorização da enfermagem e uma possível parceria entre SindEnfermeiro e DIENF, para que as experiências exitosas na rede sejam amplamente divulgadas, além de trabalhar a autonomia e a necessidade dessa autonomia para a enfermagem. “Algumas áreas da enfermagem estão perdendo espaço para outras categorias. São áreas e competências nossas que temos que lutar e atuar”, pontuou.

A presidente também apresentou a necessidade de os gestores estarem mais preparados para coordenar equipes, e colocou o sindicato à disposição para treinar e oferecer cursos em gestão e liderança em enfermagem para esses profissionais. Por fim, Dayse cobrou um posicionamento formal da gestão sobre o caso de assédio no Hospital Regional do Gama (HRG).