O diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Márcio da Mata e representantes dos outros sindicatos da saúde participaram de uma reunião com o governador, Ibaneis Rocha (MDB), na última terça-feira (29). Também estiveram presentes no encontro o deputado da saúde, Jorge Vianna (PODEMOS) e o secretário de saúde, Osnei Okumoto. A intenção da reunião foi apresentar e discutir as demandas dos trabalhadores da saúde.
Durante a reunião, Ibaneis anunciou uma série de medidas que beneficiarão os servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Entre elas, o fim do Trabalho em Período Definido (TPD), revisão das portarias 77 e 78 – que tratam da organização da Atenção Primária, a incorporação de gratificações de atividades, a concessão de 40 horas e a convocação de concursados.
Medidas que beneficiarão os servidores saúde
Em entrevista, o secretário de saúde, Osnei Okumoto, anunciou que o governo investirá R$ 300 milhões para servidores e a contratação de mais de 500 aprovados nos concursos públicos. As ações que contemplarão os servidores serão detalhadas a partir de fevereiro.
Na pauta levada pelo SindEnfermeiro e as outras entidades estão: a isonomia salarial dos enfermeiros com os odontólogos (demanda apresentada pelo SindEnfermeiro), o pagamento da última parcela do aumento dos servidores, a ampliação da carga horária dos servidores de 20 para 40 horas, o pagamento das pecúnias e a contratação dos aprovados no concurso de 2014 da SES-DF.
O SindEnfermeiro-DF enfatiza que continua a mobilização contra o ampliação do modelo de gestão do Instituto Hospital de Base e se coloca à disposição para ouvir e esclarecer qualquer dúvida da categoria.