Por: Marcelo Tobias
Nessa quarta (4), a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio recebeu o líder do Governo na Câmara Legislativa (CLDF), deputado Agaciel Maia (PR), para dialogar a respeito do processo que estabelece a isonomia salarial entre enfermeiros e cirurgiões dentistas da Secretaria de Saúde (SES). Durante o encontro, na sede do SindEnfermeiro-DF, o parlamentar comprometeu-se a intermediar uma reunião entre o sindicato e o secretário de saúde, Humberto Fonseca, para viabilizar o projeto, já que a proposta deve ser encaminhada à Câmara através do Executivo.
De acordo com o deputado, um estudo de viabilidade orçamentária do projeto e seu impacto na folha de pagamento também está em andamento. Segundo Agaciel, a aprovação da proposta é uma questão de “justiça”. “Temos que sensibilizar o Executivo para essa injustiça, visto que os estudos preliminares de viabilidade financeira mostram que o projeto é viável”, disse.
A proposta
Em janeiro, o SindEnfermeiro-DF apresentou a Agaciel Maia, a proposta de reestruturação do Plano de Cargos e Salários dos enfermeiros da SES. Um dos aspectos da iniciativa diz respeito a isonomia salarial entre enfermeiros e cirurgiões dentistas da secretaria. No início de fevereiro, em função da articulação do Sindicato dos Enfermeiros em prol da categoria, o líder do Governo protocolou a proposta na Câmara Legislativa.
Também participaram da reunião os diretores executivos do SindEnfermeiro-DF, Tarcísio Faria e Márcio Da Mata e jurídico, Sérgio Lima, além de assessores do deputado.