SindEnfermeiro participa de audiência pelo pagamento das pecúnias aos aposentados

Publicada em 29 de novembro de 2016

Governo quer parcelar valores de 2015 e 2016

O SindEnfermeiro participou, nesta terça (29), de audiência pública, na Câmara Legislativa (CLDF), sobre o não pagamento em pecúnia da licença-prêmio aos aposentados. Na audiência, servidores da Saúde e da Educação reivindicaram o pagamento dos valores das licenças referentes aos a 2015 e 2016.

Dayse Amarilio, presidente do sindicato, compôs a mesa do debate, que contou com a presença do secretário da Fazenda, João Antônio Fleury. Dayse Amarilio posicionou-se contra a penalização dos aposentados, em consequência da má gestão exercida pelo GDF. “Os aposentados têm ficado para trás. São servidores que trabalharam e não puderam gozar porque não tinham opção”, explica Dayse. “Os enfermeiros trabalham em uma carga exaustiva, muitas vezes adoecem com problemas do trabalho, e na aposentadoria não têm os seus direitos”, completa.

foto1

Governo pressiona Câmara com Projeto de Lei sobre o Iprev

Na última segunda (28), o GDF anunciou o envio do Projeto de Lei (1.270/16) à Câmara. De acordo com o Executivo, “a medida transfere parte do superávit do Iprev, no valor total de R$ 493,5 milhões, do fundo capitalizado para o fundo financeiro, garantindo assim o pagamento dessas folhas sem atrasos ou parcelamentos”.

Hoje, no entanto, o secretário da Fazenda, João Antônio Fleury sinalizou com o parcelamento das dívidas que o Governo tem com os aposentados. Fleury pressionou Câmara e servidores com o Projeto de Lei 1.2170. “Se conseguirmos aprovar o projeto, a gente vai reestabelecer, a partir de dezembro, o cronograma para pagamento das pecúnias de 2015.”, disse Fleury.

De acordo com o secretário, o Governo pretende parcelar o pagamento das pecúnias de 2015, até fevereiro para, a partir de março, criar um novo cronograma e parcelar as pecúnias de 2016. “A gente pretende quitar, no máximo em fevereiro. Se conseguirmos quitar em fevereiro, criamos um cronograma para quitar 2016”, concluiu o secretário.

foto2

Proposta ainda será analisada

Chico Vigilante (PT), deputado distrital responsável pelo encontro, deixou claro que as propostas do GDF ainda serão devidamente analisadas (pela Câmara e pelas categorias), antes de uma decisão ser tomada. “Não fecharemos nada sem avaliarmos. É preciso que os professores e servidores da saúde se reúnam com seus sindicatos e avaliem este posicionamento do Governo. Posteriormente será organizado um encontro destes representantes com o governador”, concluiu o deputado.

Apoio aos professores

A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarilio, prestou apoio também ao Sindicato dos Professores (Sinpro) e seus aposentados. “É triste as prioridades do Governo. Vamos dar o apoio porque ficamos extremamente sensibilizados com a situação (professores acampam, ao lado do Palácio do Buriti, pelo pagamento das pecúnias). Estamos juntos.”, enfatizou Dayse.