A mobilização permanente dos enfermeiros da rede pública de saúde do DF pela isonomia salarial continua. A decisão foi aprovada em assembleia realizada na manhã de quarta-feira (23/10), que ocorreu durante um ato com paralisação da categoria em frente ao Edifício PO 700, onde fica a sede da Secretaria de Saúde do DF.
A categoria aprovou também a continuidade da mobilização com as secretarias de Saúde, de Economia, governo e CLDF para que a mesa de negociação seja definitivamente instalada. Por fim, os enfermeiros decidiram sair do estado de greve com o intuito de sinalizar abertura para as negociações.
Luta nos bastidores
A reunião de terça-feira, dia 22, do Sindicato e da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) com o secretário executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento, Thiago Conde, também foi tema da assembleia. Nesta reunião, as propostas dos enfermeiros foram apresentadas, juntamente com os argumentos e impactos positivos que a categoria representa para a saúde pública.
O presidente do SindEnfermeiro, Jorge Henrique, avalia que a reunião teve sinalizações positivas.
A deputada distrital e enfermeira da Secretaria de Saúde, Dayse Amarilio, participou do ato e de todas as mesas de negociação com representantes do governo e da Secretaria. Ela também reafirma o compromisso com a luta pela isonomia e pela reestruturação da carreira e disse que está a lutar na Câmara Legislativa pela aprovação da LDO com previsão de orçamento para o reajuste salarial dos mais de 5 mil enfermeiros ativos e aposentados do SUS no DF.
Isonomia Já!
Por Camila Piacesi