O Sindicato dos Enfermeiros do DF vem a público manifestar seu total apoio à greve dos técnicos de enfermagem da rede pública de saúde do DF, iniciada hoje, 17 de junho de 2024. Assim como os técnicos, os enfermeiros e as enfermeiras do SUS enfrentam péssimas condições de trabalho, déficit de servidores e desvalorização. Os técnicos estão há 11 anos sem reajuste salarial, desde a criação da sua carreira pela Secretaria de Saúde do DF.
Defendemos um serviço público de qualidade e uma saúde pública de excelência, com atendimentos ágeis para a população. Toda a rede assistencial está em situação de abandono, com equipamentos quebrados, falta de insumos e medicamentos. Lutamos pela construção de novas UBS, reformas de hospitais, pela nomeação de novos servidores e pelo fim da terceirização da saúde.
Neste momento de crise na saúde, ocasionada pela proposital falta de investimento do governo local, a aposta em um movimento unificado entre as categorias pode criar as condições para a tão almejada restruturação de todas as carreiras da saúde da capital. A valorização do SUS está vinculada ao reconhecimento de todos os profissionais de saúde no DF, e isso inclui os enfermeiros e enfermeiras que lutam pela isonomia salarial para corrigir uma injustiça histórica.