No último domingo (19), um vídeo postado pela página Mansão Maromba em seu canal do YouTube causou revolta nas trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem. Nele, duas mulheres faziam uma “trollagem” interpretando enfermeiras de forma hipersexualizada.
O vídeo ganhou as redes sociais e logo após isso, enfermeiras, trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem se mobilizaram para denunciar o vídeo e tirá-lo do ar. Uma vez que o vídeo retrata de forma machista e hipersexualizada uma profissão que tem papel fundamental para a saúde no Brasil.
A diretora do SindEnfermeiro-DF, Ursula Nepomuceno, destaca que um dos grandes problemas enfrentados pelas trabalhadoras da enfermagem (enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem) é a erotização da imagem dessas profissionais. “O número casos de assédio que acontecem nos nossos ambientes de trabalho é muito alto. A nossa categoria precisa continuar na luta contra esse tipo de violência contra a mulher”, afirma Ursula.
“É inaceitável esse tipo de comportamento na sociedade, uma vez que esse tipo de conteúdo vulgariza e estigmatiza ainda mais a profissão que tem lutado pela valorização e reconhecimento do nosso papel. Aceitar esse tipo de vídeo é retroceder e aceitar esse tipo de comportamento da sociedade”, finaliza.