Nesta sexta (09), o SindEnfermeiro-DF recebeu em sua sede o gerente geral de pessoas do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (IGESDF), Cleber Sipoli, para dar continuidade às tratativas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos enfermeiros que atuam nas unidades do Instituto (Base, Santa Maria e UPAs).
O secretário-geral do sindicato, Jorge Henrique, a diretora Ursula Nepomoceno, e a advogada Jacqueline Sousa participaram das conversas com o gestor, que foi alertado sobre a necessidade de urgência na homologação do acordo, já que a categoria está sem o ACT desde o fim de setembro de 2020.
Com a proposta definida e entregue pelo sindicato, o representante do IGESDF afirmou que nos próximos dias o modelo do ACT será levado ao Instituto e avaliado pela gestão.
Quase 1 ano sem Acordo Coletivo
O Acordo válido para o biênio 2019-2020 se encerrou em 30 de setembro do ano passado. Desde então, o sindicato vêm tentando exaustivamente dar prosseguimento às negociações, mas desde então, a única conquista significativa foi a manutenção das cláusulas sociais previstas no último acordo em vigor, até a aprovação do novo documento.
Em abril deste ano, o SindEnfermeiro solicitou ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) para que fosse realizada uma audiência de mediação entre sindicato, MPT e IGES, com o objetivo de tornarem as discussões mais concretas – já que até então, as negociações com o Instituto não haviam sido exitosas.