30 de junho – A mobilização nacional pela valorização da enfermagem

Publicada em 30 de junho de 2021

Nem a temperatura abaixo dos 10°C desanimou os enfermeiros, estudantes, trabalhadores da enfermagem e apoiadores que se mobilizaram na porta dos maiores hospitais privados do Distrito Federal. Na manhã desta quarta (30), mesmo com o frio, o SindEnfermeiro esteve presente em diversos pontos do DF para chamar a atenção sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que regulamenta a jornada de trabalho da enfermagem e cria um piso salarial nacional para a categoria.

Para a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio, o dia 30 de junho é mais uma data que vai ficar marcada para a enfermagem brasileira. “Nós sempre vivemos uma realidade de negligência e precarização do trabalho. Essa luta depois de uma pandemia faz com que a gente saia de uma bolha e fale para a população. Agora, podemos mostrar para a sociedade o quanto nós somos importantes – para ela – e do quanto precisamos ser cuidados”, afirmou Dayse.

Ações nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de vacinação drive-thru

Além das mobilizações nos hospitais privados, as ações pela aprovação do PL 2564/2020 também aconteceram nas UBSs e nos postos de vacinação drive-thru. No posto de vacinação do Parque da Cidade, enfermeiras, estudantes e os diretores do SindEnfermeiro foram de carro em carro entregar panfletos e adesivar os veículos que aguardavam para serem imunizados contra a covid-19.

A professora Karolina Alves, que aguardava para ser vacinada, ficou impressionada com o fato de a enfermagem não ter nem piso salarial nem cargo horária regulamentada. “Assim como nós – professores – a enfermagem tem sido de grande importância para a sociedade. Se não fossem eles, nós estaríamos em uma situação ainda pior do que a que estamos. É revoltante saber que uma categoria que está na linha de frente é tão esquecida!”, pontuou a professora.

Um grito de liberdade e força da categoria

De acordo com Jorge Henrique, secretário-geral do SindEnfermeiro-DF, as mobilizações desse dia 30 são um passo importante para a categoria. “Nós que desde o ano passado estamos enfrentando uma pandemia sofremos, adoecemos, enfrentamos péssimas condições de trabalho. Muitos trabalhadores adoeceram e morreram. É justo que a categoria dê um grito pedindo dignidade e um salário para que ela continue prestando uma assistência de qualidade para a população”, afirmou Jorge.

“Hoje nós conseguimos mostrar por todo Brasil que a enfermagem é muito grande e potente. A categoria tem a capacidade para mobilizar a aprovação desse projeto de lei. Diante disso, nós damos um passo muito importante no dia de hoje. Vamos continuar mobilizando, porque a categoria consegue transmitir esse sentimento de mobilização. Hoje ganhamos mais energia para continuarmos nessa luta pela a aprovação do PL”, finalizou o secretário-geral.

Movimentações por todo o Brasil

Além do Distrito Federal, as movimentações pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 também aconteceram em outros 17 estados. Organizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), os atos marcaram o Dia D pela aprovação. Em alguns estados, os trabalhadores da enfermagem fizeram paralisação geral de 24 horas. O sindicato de cada estado decidiu em assembleia com a categoria como seriam feitas as ações. Além dos atos presenciais, as entidades também farão mobilizações virtuais nas redes sociais para chamar a atenção para a aprovação do projeto de lei.