Em reunião com o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, o diretor executivo do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Tarcísio Faria e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha, questionaram o anúncio de que dentistas seriam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 e cobraram, mais uma vez, a imunização de todos os profissionais da Enfermagem.
As entidades cobram a inclusão imediata dos profissionais de Enfermagem da rede privada, incluindo os enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam em cooperativas, serviços de home care e clínicas particulares, no grupo prioritário de vacinação. Durante a audiência, o secretário Osnei Okumoto garantiu que todos os profissionais de Enfermagem também serão incluídos nesta primeira fase, logo após os idosos.
Enquanto aguarda a divulgação do cronograma de vacinação dos profissionais da rede privada, as instituições que representam a categoria continuarão cobrando. “O sindicato entende que o enfermeiro, assim como todos os profissionais da enfermagem, estão 24 horas com o paciente. Então, nada mais justo que esses trabalhadores sejam vacinados na primeira fase. Por isso, estamos lutando e viemos fazer essa negociação, para que todos sejam atendidos”, disse Tarcísio Faria.
O anúncio acontece após grande pressão das entidades da Enfermagem. “Diante da escassez de vacinas que nos assola neste primeiro momento, é necessário fazer a distribuição das doses que temos com justiça e isonomia. A Enfermagem está todos os dias e todas as horas na beira do leito, não podemos ficar para depois. Agora, temos o compromisso de que as próximas doses que chegarem serão para atender essa demanda”, afirmou Elissandro Noronha.
Com informações do Coren-DF