Foto: Davidyson Damasceno/Jornal de Brasília
O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) protocolou na última sexta-feira (03), uma denúncia sobre a qualidade da alimentação fornecida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) aos trabalhadores e pacientes do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
O SindEnfermeiro e a Ação Conjunta contra a Covid estiveram no início de junho no hospital e constataram diversas irregularidades e receberam muitas reclamações, entre as queixas estava a qualidade da comida fornecida pela empresa que o IGESDF contratou. Comida fria, azeda e pão embolorado foram algumas das situações relatadas por profissionais e pacientes.
De acordo com a presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, a ação foi tomada após diversas tratativas com o IGESDF. ” O Instituto informou que existe um contrato com a empresa que fornece a alimentação e que ele não pode ser quebrado a qualquer momento, no entanto, mesmo depois de várias denúncias a situação não melhorou, por isso tomamos essa atitude”, afirmou Dayse.
Vídeos em redes sociais que mostravam servidoras encontrando larvas na comida foram noticiados por diversos meios de comunicação. A qualidade da alimentação foi tema de uma matéria no DFTV 2ª edição no início de julho.
Após a denúncia, o IGESDF será notificado e poderá sofrer sanções, chegando até à determinação de rescisão do contrato com a empresa que fornece a alimentação para o HRSM.