Unidade vem sofrendo com a falta de enfermeiros e superlotação
Por Jorge Henrique
Na manhã da última quarta-feira (04), os diretores do SindEnfermeiro, Jorge Henrique e Úrsula Nepomoceno, estiveram no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para fiscalizar a situação do Pronto Socorro (PS) do hospital, que há anos sofre com a superlotação de pacientes e com a falta de profissionais.
No momento da visita, o PS encontrava-se com 122 pacientes internados – quase o dobro da capacidade, que é de aproximadamente 68 pacientes. Além da superlotação, a assistência aos pacientes é prejudicada pela falta de profissionais. Na maioria das vezes, a unidade conta apenas com um ou dois enfermeiros para atender todos os pacientes, muitos deles em estado grave.
Para a paciente Neide Santos Alves, a equipe de enfermagem não consegue prestar uma boa assistência, pois sofre com a quantidade de pacientes graves internados. Ela reconhece que a equipe se desdobra para resolver todos os problemas do PS, mas ressalta a necessidade da contratação de mais profissionais para atender a demanda.
“É um enfermeiro para o pronto socorro inteiro! É impossível cuidar de todos os pacientes. Nós estamos do lado do servidor, pois sem eles como seremos atendidos?” disse a paciente, que aguarda há 3 meses por uma cirurgia de revascularização cardíaca.
Segundo relatos da equipe, aproximadamente 40 profissionais esperam a ampliação da carga horária de 20 para 40 horas. Além disso, o HRT dispõe de apenas dois cirurgiões por plantão, mesmo sendo uma unidade que é referência em atendimento ao trauma – sendo necessários pelo menos quatro médicos cirurgiões para atender toda a demanda. Alguns pacientes estão na lista de espera para realizar cirurgias há 5 meses.
Enquanto os servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF) exigem a ampliação da carga horária para atender a população, o governador Ibaneis Rocha vai para a televisão atribuir a culpa pela falta de atendimento à população ao servidor público que é corrupto ou que não quer trabalhar – utilizando-se desse argumento para justificar as privatizações e terceirizações da saúde.
O SindEnfermeiro convoca todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, servidores da Saúde e a população para solenidade do 46º aniversário do HRT na próxima sexta (06), às 09:30 da manhã, para cobrar do Governo uma saída para a crise que o HRT enfrenta.