Email sedfcontato@gmail.com
Telefone (61) 3273 0307

SindEnfermeiro participa do lançamento de frentes parlamentares da enfermagem

Solenidade contou com a presença de deputados, sindicatos e conselhos representativos da enfermagem; frentes são marco histórico para as lutas da categoria

Publicada em 21 de agosto de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) participou, na tarde da última terça (20), do lançamento da Frente Parlamentar das 30 Horas e da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem. Os diretores Tarcísio Faria e Adriano Limírio estiveram presentes na solenidade, que ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O lançamento das frentes contou com a participação de deputados federais, entidades e conselhos de representação da enfermagem, enfermeiros e estudantes – que pedem uma maior valorização da categoria, e o reconhecimento de pautas históricas da enfermagem, como a criação do piso salarial, a jornada semanal de 30 horas e a Lei do Descanso Digno.

Para o diretor Tarcísio Faria, a união da enfermagem como um todo é importante, no sentido de cobrar atenção às pautas da categoria por parte de seus representantes. “Procure seu deputado, seu representante nos estados e cobre um posicionamento dele em favor das pautas da enfermagem. Essa é uma luta nacional, que deve envolver todos os sindicatos, conselhos regionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares”, aponta.

A criação de uma frente parlamentar para a pauta das 30 horas atende a uma reivindicação antiga da enfermagem. O diretor Adriano Limírio ressalta a importância de sua criação, visto que “a enfermagem é uma das raríssimas profissões de graduação superior que não possui um piso salarial, mesmo com as condições de trabalho perigosas e insalubres dos enfermeiros”.

As frentes parlamentares não atuarão apenas nas questões relacionadas às 30 horas e ao piso salarial, mas também em outras pautas de interesse da enfermagem, como a aposentadoria especial por tempo de serviço (25 anos), e questões como a insalubridade e periculosidade dos profissionais.

“Além da questão do tempo de serviço, as frentes têm muito a contribuir na definição de questões relacionadas às condições mínimas de trabalho, o que acaba por ser um ponto de partida para definir, por exemplo, as bases do piso salarial”, finaliza Adriano.

O SindEnfermeiro-DF reafirma seu compromisso em continuar lutando por melhores condições de trabalho, mas principalmente, em defesa da valorização do enfermeiro – peça fundamental para um sistema de saúde de qualidade, e que atenda à toda população.